Aparelho "invisível"? Conheça as vantagens do Aparelho Lingual! Voltar



A Ortodontia Lingual surgiu como uma ótima alternativa estética de tratamento dentário para as pessoas que não querem usar os aparelhos fixos convencionais.

O aparelho é colocado atrás dos dentes, em contato com a língua (por isso o nome ), e traz várias vantagens para quem opta por eles, vejamos algumas:

 

  • São altamente eficientes: esse tipo de aparelho é tão eficiente quanto o aparelho convencional. Só que os dentes serão corrigidos sem que quase ninguém perceba.

 

  • Sua função é idêntica à do aparelho comum, a grande diferença é que o aparelho lingual ajuda bastante na questão estética, já que é fixado na face interna dos dentes, ficando “escondido” por trás do sorriso do paciente.

 

  • O paciente não fica com os lábios projetados para a frente. Como ele é posicionado por trás dos dentes, o formato da boca se mantém o mais natural possível.

 

  • São produtos altamente personalizados. O sistemas de Ortodontia Lingual mais recentes são totalmente personalizados, ou seja, o aparelho é feito totalmente sob medida para cada pessoa.

 

  • Não atrapalha a fala: após um breve período de adaptação – que dura, no máximo, de 10 a 15 dias – é comum a ocorrência de algumas alterações na fala. Ao estar adaptado, contudo, o paciente consegue falar normalmente sem ser atrapalhado pelo aparelho.

 

  • A higiene bucal não é prejudicada com o uso do aparelho lingual. O que ocorre, na verdade, é que a atenção e os cuidados com a escovação devem ser reforçados para evitar o acúmulo de alimentos no aparelho. De uma forma geral, as indicações são as mesmas de sempre com relação à higiene: escova de dentes, anti séptico bucal e fio dental, sempre!

 

Conheça esta e outros soluções modernas em nossos Tratamentos e até o próximo post!