Como escovar os dentes da maneira correta? Voltar

Para se ter uma escovação ideal, é preciso que ela dure, no mínimo, 2 minutos, ou seja, 120 segundos. A grande maioria dos adultos não chega nem próxima deste tempo.

É útil usar um relógio para se ter uma referência de tempo. Não tenha vergonha de usar!

Escove seus dentes com movimentos suaves e curtos – e dê atenção especial para a margem gengival, para os dentes posteriores – que são mais difíceis de alcançar – e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

Concentre-se na limpeza de cada uma das partes da boca, da seguinte maneira:

• Escove primeiramente as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, logo após, dos inferiores.
  • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • Para ter um hálito puro, não se esqueça de escovar também a língua, local onde muitas bactérias costumam ficar alojadas.
  • Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
  • Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar.
  • Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Qual tipo de escova de dentes devo usar?

A maioria dos dentistas concorda que a escova dental do tipo de cerdas macias é a melhor para remoção da placa bacteriana dos resíduos de alimentos.

Escovas com cabeças menores também são mais adequadas, pois alcançam melhor todas as regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores – que são mais difíceis de alcançar.

Qual a importância do creme dental na escovação?

É importante que você use o creme dental mais adequado para você. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater a cárie, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado para o seu caso.

Quando devo trocar minha escova dental?

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.